Você já ouviu falar em Planejamento Previdenciário? Saiba que essa modalidade visa o encontro do melhor benefício para as necessidades do segurado.
Se você está próximo de se aposentar, ou ainda, deseja uma aposentadoria futura totalmente segura, é fundamental conhecer essa estratégia.
Para entender realmente o que é Planejamento Previdenciário, elaboramos este conteúdo. Quer saber mais? Continue a leitura para descobrir!
O que é e como o Planejamento Previdenciário funciona
Um Planejamento Previdenciário nada mais é do que uma atividade necessária para descobrir a melhor aposentadoria, sempre com base em análises individuais de cada caso.
Realizado por um advogado previdenciário especialista, esse planejamento permite a identificação do melhor momento para a aposentadoria, além de ter toda orientação sobre o que deve ser feito para receber o benefício com o maior valor possível.
Apostar nesse tipo de planejamento permite uma visualização de como será a aposentadoria, que ela seja no momento certo e que a sua contribuição ao INSS não seja exagerada, além de prevenir surpresas e preocupações e ainda garantir total segurança após o período de aposentadoria.
Contudo, quem deseja se aposentar mais rápido e com um bom valor, deve trilhar a melhor estratégia a fim de identificar os passos necessários para usufruir dos benefícios legalmente.
Conheça as vantagens de realizar um Planejamento Previdenciário
Realizar um bom planejamento da aposentadoria faz com que seja possível descobrir qual será o melhor benefício, baseando-se no histórico de contribuição.
Proporcionar segurança durante o período da aposentadoria, e ainda prevenir surpresas e preocupações desagradáveis, são alguns dos benefícios presentes na realização desse tipo de planejamento.
Porém, outros pontos fazem dessa estratégia a melhor solução para a realização de um bom plano de aposentadoria. Assim, destacam-se as seguintes vantagens!
Aposentar-se no momento certo
A Reforma da Previdência de 12/11/2019 ainda causa dúvidas em trabalhadores e segurados do INSS. É comum que muitas pessoas não tenham entendimento com relação à regra em vigor para cada caso.
Sendo assim, o Planejamento Previdenciário se destaca, afinal, estudar a aposentadoria futura gera clareza perante as incertezas e as inúmeras alterações legislativas. Ou seja, planejar-se lhe permite uma aposentadoria correta no momento certo.
Contribuir corretamente sem perder dinheiro
A contribuição correta nada mais é do que o cálculo baseado na média de contribuição do futuro beneficiário, sendo desnecessário uma contribuição com valores maiores do que o histórico contributivo. Infelizmente, muitos trabalhadores acabam pagando mais do que o necessário.
Por meio do planejamento, o cálculo é realizado dentro da média com a determinação de um valor ideal que deve ser contratado, evitando valores excessivos e sem necessidade.
Receber orientações para o momento de receber os benefícios
O Planejamento Previdenciário garante uma análise minuciosa mediante o caso apresentado. Isso nada mais é do que um plano bem detalhado, onde é levado em consideração documentos e informações que comprovem o período em que o beneficiário se manteve ativo.
É importante não deixar o planejamento para depois, afinal, uma boa análise cria uma visão segura sobre o melhor tipo de aposentadoria, diante das necessidades de cada um.
Faça um bom planejamento com esse passo a passo
Todo e qualquer Planejamento Previdenciário deve ser realizado de maneira cuidadosa por um profissional competente.
Assim, alguns passos devem ser seguidos, como:
- Análise geral de todas as informações do beneficiário: é importante ter todos os detalhes da vida contributiva, incluindo documentos como carteira de trabalho e extrato previdenciário;
- Verificação de todo o período de contribuição: será fundamental realizar uma apuração detalhada do tempo de contribuição, período de carência, média das contribuições, relação de todos os períodos contribuídos e ainda um histórico de todos os salários e contribuições;
- Análise dos períodos controversos: verificar se existem pendências ou indicadores no Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS;
- Possibilidade de realizar projeções: é o momento de projetar o número de meses que devem ser contribuídos para cada regra previdenciária, analisando principalmente a relação do custo-benefício;
- Possível inclusão da Revisão da Vida Toda: dependendo do caso, é possível ter direito à Revisão da Vida Toda, ou seja, um recálculo da aposentadoria onde será incluído salários de contribuições antes de julho de 1994, já que o benefício pode ou não ter um valor mais alto;
- Estudo conclusivo: nessa etapa são analisadas todas as informações que foram levantadas, onde serão apresentadas as melhores possibilidades para se aposentar, data prevista, idade em que poderá se aposentar, valores, entre outras vantagens.
Ademais, um planejamento adequado garante clareza com relação ao momento correto de solicitar a aposentadoria, sendo capaz ainda de evitar problemas comuns, seja por um pedido antecipado ou ainda atrasado no momento de realizar todo o processo da aposentadoria.
Esse planejamento pode ser feito a qualquer momento, mas, indica-se que ele seja feito o quanto antes. Lembre-se de contar sempre com um profissional que entenda das legislações previdenciárias e sobre os processos burocráticos do INSS.
Realize seu planejamento com quem entende do assunto. Fale com um dos especialistas da JP Advocacia e evite dores de cabeça durante um processo que deve ser tranquilo e seguro.