Sabemos que a aposentadoria é um direito dos trabalhadores brasileiros, garantindo dessa maneira uma renda mensal após contribuírem durante anos para o Instituto Nacional do Seguro Social  (INSS).

Atualmente, existem variadas modalidades de aposentadoria, cada uma com requisitos e obrigatoriedades específicas.

Portanto, compreender essas diferenças é de extrema importância para conseguir realizar um melhor planejamento financeiro. Ao longo deste conteúdo iremos explorar os principais tipos de aposentadorias e seus requisitos. Tenha uma boa leitura!

Aposentadoria por idade

A aposentadoria por idade é a modalidade mais comum para se aposentar. Entre os requisitos destacam-se:

Aqueles segurados que deram início às contribuições antes da Reforma da Previdência de 2019 podem ainda enfrentar regras de transição, o que reduz o impacto das novas exigências.

Aposentadoria por tempo de contribuição (excluída da Reforma)

Atualmente, a modalidade não existe para novos trabalhadores, porém, quem já estava para se aposentar, pode se beneficiar das regras de transição. Antes das mudanças, os trabalhadores podiam se aposentar de acordo com o tempo de contribuição:

Aposentadoria por invalidez

A chamada aposentadoria por invalidez é concedida aos trabalhadores que, por conta de alguma doença ou acidente, encontram-se incapazes de exercer qualquer atividade laboral de forma permanente. Com isso, deve-se:

Aposentadoria especial

É destinada para trabalhadores que são expostos a agentes nocivos à saúde, incluindo substâncias químicas, ruídos excessivos e calor extremo. Além do tempo de contribuição, necessita da comprovação da exposição por meio do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), sendo que os requisitos variam de acordo com o grau da exposição, ou seja:

Aposentadoria Rural

Os trabalhadores rurais contam com regras diferenciadas no momento de se aposentar. Isso ocorre por conta das condições que o trabalho proporciona aos trabalhadores. Além disso, a comprovação da atividade rural pode ser realizada por documentos, como declaração sindical, notas fiscais de produção, entre outros.

Para se aposentar nessa modalidade os requisitos são:

Aposentadoria híbrida

Uma modalidade não muito conhecida, mas que combina tempo de trabalho rural com o urbano. Como ponto positivo existem os requisitos que se assemelham à aposentadoria por idade, isto é:

Entenda as regras de transição

Devido à Reforma da Previdência, estabelecida na Emenda Constitucional nº 103/2019, surgiram regras de transição para quem já estava próximo de se aposentar. Com isso, destacamos as seguintes situações:

Ademais, compreender os tipos de aposentadoria e os seus requisitos é essencial para se ter um planejamento previdenciário de qualidade.

Cada trabalhador deve avaliar a sua situação, e, contar com auxílio de profissionais para  garantir sempre o melhor benefício, é a melhor alternativa. Clique aqui e fale com um time expert no assunto, com muita informação e planejamento para que o seu futuro financeiro seja seguro e tranquilo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *