Você conhece o Planejamento Previdenciário? Saiba que esse procedimento pode proteger o seu futuro e ainda fazer com que a sua aposentadoria tenha valores maiores do que o esperado.
Ao longo deste conteúdo será possível entender como funciona esse planejamento para a aposentadoria e muito mais. Afinal, nós entendemos que anos de trabalho duro merecem uma aposentadoria digna.
Boa leitura!
O que é e para que um Planejamento Previdenciário serve?
O Planejamento Previdenciário pode ser configurado como um estudo de todo histórico previdenciário de uma pessoa.
Elaborado com auxílio de advogados, permite uma melhor identificação do momento ideal para a aposentadoria, e ainda o que pode ser feito para ser contemplado com um benefício que tenha um valor mais elevado.
Diante disso, se o seu desejo é se aposentar mais cedo, ou ainda com um valor mais alto, é fundamental que estratégias sejam traçadas de forma rápida.
Considerando a sua importância, o Planejamento Previdenciário serve para qualquer pessoa, desde que ela contribua para a Previdência Social e queira ter uma melhor aposentadoria futuramente, sempre considerando a proteção de possíveis percalços.
Mas, para auxiliar você, separamos algumas profissões que devem realizar um planejamento antes de dar início aos trâmites da aposentadoria. Confira a seguir:
- trabalhadores que têm mais de um vínculo empregatício ao mesmo tempo (atividade concomitante);
- pessoas com alguma condição especial e que desejam receber a aposentadoria diferenciada;
- pessoas com diagnósticos de doenças graves, principalmente quando se trata da aposentadoria por invalidez e a isenção do Imposto de Renda;
- trabalhadores que têm contato com agentes nocivos à saúde ou à integridade física, e, dessa forma, têm direito à aposentadoria especial;
- empresários autônomos que contribuem para o INSS;
- quem mora no exterior e deseja continuar contribuindo para o INSS;
- servidores públicos que contribuem por meio do regime próprio;
- professores com direitos previdenciários e trabalhistas distintos;
- médicos e trabalhadores da saúde, pois em sua maioria contam com mais de um vínculo de trabalho ao mesmo tempo, tendo ainda o direito à aposentadoria especial.
Planejamento Previdenciário e a sua importância
Como pudemos compreender, o processo de aposentadoria é repleto de exigência, e por isso é importante realizar uma análise completa a fim de garantir que o segurado venha a se aposentar de maneira mais rápida e com o melhor benefício possível .
O planejamento não tem uma idade certa para ser realizado, porém, indica-se que ele ocorra com antecedência, fazendo com que o profissional identifique brevemente a sua situação como segurado, o melhor cenário e a regra que mais se enquadra na futura aposentadoria.
Essa estratégia não deve ser considerada uma despesa, mas sim um investimento, o qual pode ser facilmente recuperado pelo segurado e ainda usufruir de uma aposentadoria mais vantajosa. Portanto, é superimportante que seja realizado um Planejamento Previdenciário antes de tomar qualquer decisão relacionada à aposentadoria.
Será que o Planejamento Previdenciário realmente vale a pena?
Indo direto ao ponto, SIM, o Planejamento Previdenciário é o melhor caminho para quem deseja identificar os próximos passos em direção à aposentadoria.
Essa estratégia é que vai levantar todo o seu histórico da previdência, permitindo a identificação do melhor momento para se aposentar. Com isso, o planejamento envolve um estudo de aspectos, como:
- todos os vínculos de contribuição (emprego/profissão);
- as datas de todos os vínculos para calcular o tempo de contribuição e também de carência;
- os valores das remunerações e configurações para calcular os possíveis benefícios;
- análise de possíveis divergências ou inconsistências presentes no extrato CNIS;
- qualquer tipo de atividade especial.
Agora que você já conhece mais sobre o Planejamento Previdenciário e compreende que ele é o melhor caminho na busca por estratégias relevantes de aposentadoria, é hora de dar início aos procedimentos.
Lembre-se, quanto mais cedo melhor, e sempre com a ajuda de um advogado especialista em Direito Previdenciário.
Clique aqui e marque uma conversa estratégica com o nosso time. Esperamos por você!