Um dos assuntos mais citados ultimamente vem sendo a Revisão da Vida Toda de 2023. Porém, ainda existem muitas dúvidas sobre esse recurso.
A revisão atua para recalcular o benefício dos previdenciários a fim de incluir salários, e com isso o valor pode sofrer aumentos ou quedas.
Ao longo deste conteúdo será possível entender o que é, sua importância e como realizar a solicitação. Continue até o final!
O que é a Revisão da Vida Toda
A Revisão da Vida Toda pode ser definida como um recurso que permite um recálculo dos valores da aposentadoria para as contribuições anteriores a julho de 1994.
Contudo, a realização dessa revisão necessita considerar todas as contribuições previdenciárias que já foram pagas ao longo de toda a vida do beneficiário. Além disso, mesmo sendo um assunto do dia a dia jurídico, a aprovação para que a Revisão da Vida Toda ocorresse, só foi aprovada no final de 2022 pelo STF.
Muitas pessoas não sabem do que se trata, por isso é válido destacar que essa ação não tem o objetivo de prejudicar o contribuinte, mas sim incluir todos os salários de contribuições.
Importância de realizar essa revisão
Responsável em garantir o direito e incluir todas as contribuições do segurado no cálculo dos benefícios, a Revisão da Vida Toda é superimportante para quem deseja aumentar de maneira significativa o valor do benefício que recebe atualmente.
Mas, mesmo que o beneficiário cumpra os requisitos para ter direito à revisão, é preciso cuidado, ou seja, apenas se encaixar nos requisitos não garante que o retorno será vantajoso.
Isso faz com que o segurado calcule os montantes a fim de compreender que a revisão será realmente viável. Existem casos em que a contribuição anterior era baixa, fazendo com que o benefício pago diminua, por exemplo.
Sempre verifique as possibilidades, tendo a certeza de que o recurso será positivo de acordo com as suas expectativas.
Como saber se a Revisão da Vida Toda é realmente vantajosa?
A Revisão da Vida Toda proporciona benefícios para aqueles que tinham os salários mais altos antes de julho de 1994.
Não é à toa que o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário – IBDP destaca outros aspectos de beneficiários que têm maiores chances de se favorecerem pela revisão, sendo eles:
- quem sempre recebeu o teto do regime geral da previdência;
- quem teve a vida contributiva invertida, ou seja, com salários mais altos no início da carreira.
Entretanto, não é indicado solicitar a Revisão da Vida Toda sem a realização dos cálculos por profissionais capacitados a fim de se certificar que ele será vantajoso.
Nesse caso, conte com um advogado que domine o Direito Previdenciário, pois essa é uma garantia de que o processo será vantajoso e o valor do seu benefício não será diminuído.
Saiba como solicitar a Revisão da Vida Toda
O processo de solicitação pode ser realizado de forma totalmente online, não sendo necessário o comparecimento ao INSS.
Para isso, basta que o procedimento esteja ativo pela justiça e seguir alguns passos, começando pela ajuda de um advogado especialista em cálculos e em Direito Previdenciário. Confira a seguir os passos necessários para a solicitação!
1- Solicite a Revisão
Primeiramente você deverá agir da seguinte forma:
- Acesse o Meu INSS;
- Clique em “Novo Pedido”;
- Digite a palavra “Revisão”;
- Quando abrir a lista, clique em “nome do serviço/benefício”;
- Leia as informações atentamente e avance de acordo com as instruções.
2- Documentação
Serão solicitados em todos os casos a obrigatoriedade do número do CPF e número do benefício. Mas, se for procurador ou representante legal, é preciso incluir:
- Procuração pública junto ao Termo de Responsabilidade ou particular;
- Termo de representante legal, tutela, curatela ou termo de guarda;
- Documento original com foto e o CPF do representante ou procurador.
3- Acompanhamento da resposta
Para verificar o andamento da sua solicitação, basta:
- Acessar o Meu INSS;
- Clicar em “Consultar Pedidos”;
- Encontrar o seu processo;
- Clicar em ‘’Detalhar” para verificar todas as informações.
O tempo médio estimado para conclusão da solicitação é de aproximadamente 30 dias corridos.
A JP Advocacia pode auxiliar você com a Revisão da Vida Toda
De forma prática, a Revisão da Vida Toda busca a inclusão dos salários dos contribuintes nos cálculos do benefício previdenciário. Com isso, muitos aposentados e pensionistas podem ter o direito de receber mensalmente valores mais altos nos benefícios.
Esperamos que tenha gostado deste conteúdo, e, para sanar qualquer dúvida, não deixe de procurar um advogado especializado em Direito Previdenciário.
Conte com a nossa equipe para descobrir se a revisão é ou não vantajosa para o seu caso. Clique aqui e veja como podemos auxiliá-lo!