O ano de 2025 começou com as novas regras para aposentadoria no Brasil passando por algumas mudanças.
Alteração de critérios importantes, como idade mínima, tempo de contribuição e o cálculo dos benefícios, pode modificar a maneira com que os trabalhadores deverão se preparar.
Contudo, essas novas regras visam equilibrar o sistema previdenciário, demandando um entendimento maior para quem planeja se aposentar, afinal, as modificações podem impactar o processo. Continue acompanhando este conteúdo e saiba mais sobre o assunto!
Principais mudanças nas regras para a aposentadoria em 2025
As mudanças para 2025 estão ligadas à idade mínima, ao cálculo do tempo de contribuição e à transição para as novas regras permanentes. Sendo assim, destacamos os principais pontos sobre essa mudança!
Idade mínima para aposentadoria por idade
Desde 2019 com a Reforma da Previdência, a aposentadoria por idade exige uma idade mínima, a qual está em transição progressiva. Sendo assim, para este ano, as idades mínimas são:
- 62 anos para as mulheres;
- 65 anos para homens (idade já alcançada e permanece a mesma).
Transição por pontos
Aqueles que já estavam contribuindo antes da Reforma da Previdência, as regras de transição por pontos pode ser uma boa opção, afinal, considera a soma da idade do trabalhador ao tempo de contribuição, ou seja:
- 92 pontos para as mulheres;
- 102 pontos para os homens.
Pedágio de 50% ou 100%
Contribuinte com poucos anos de se aposentar no momento da reforma podem optar pelas regras de pedágio vigentes em 2025, onde:
- Pedágio de 50%: indicado para quem estava a menos de dois anos para atingir o tempo mínimo de contribuição, sendo 30 anos para as mulheres e 35 para homens. Além disso, é fundamental trabalhar o equivalente a 50% do período faltante.
- Pedágio de 100%: exige que os trabalhadores contribuam o dobro do tempo que faltava para que o tempo mínimo seja completado.
Aposentadoria especial
Aqueles profissionais que atuam com exposição a agentes nocivos, com direito à aposentadoria especial, também passaram por alterações neste ano de 2025, o que inclui a necessidade de comprovar a exposição por meio de documentos específicos.
Além disso, o tempo de contribuição e idade mínima também aumentaram, indo de acordo com o grau do risco presente na atividade e a quantidade de pontos (soma da idade, tempo especial e tempo de contribuição). Sendo assim:
- Risco alto: cumprimento mínimo especial de 15 anos e 66 pontos;
- Risco moderado: cumprimento mínimo especial de 20 anos e 70 pontos;
- Risco leve: cumprimento mínimo especial de 25 anos e 86 pontos.
Todas essas alterações reforçam a importância de se ter uma organização antecipada e um planejamento detalhado, assim, os trabalhadores poderão cumprir as novas regras, garantindo todos os seus direitos previdenciários.
Realizar um planejamento da aposentadoria vai além de calcular o tempo de contribuição. Com as novas regras, faz-se necessário um planejamento financeiro ainda mais detalhado.
Ademais, algumas dicas podem ser úteis na hora de lidar com as mudanças, como:
- Rever o tempo de contribuição: no site do INSS, ou aplicativo Meu INSS, verifique se todo o seu período de trabalho está registrado corretamente.
- Considere contribuições extras: caso esteja próximo de atingir os requisitos para a aposentadoria, analise a possibilidade de realizar contribuições complementares, acelerando o processo.
- Simule o seu benefício: aposte nas ferramentas do INSS para estimar o valor da aposentadoria, baseando-se nas novas regras.
- Pense em uma aposentadoria privada: para conseguir complementar o benefício do INSS, pode-se considerar o investimento em planos de previdência privada, por exemplo.
Por fim, as novas regras de aposentadoria em 2025 apenas reforçam a necessidade de um planejamento antecipado. As mudanças têm como objetivo equilibrar as contas e auxiliar os trabalhadores a se adaptarem às novas exigências.
Lembre-se sempre de ter o auxílio de um especialista em Direito Previdenciário, garantindo que você estará realizando tudo corretamente, rumo a uma aposentadoria segura e tranquila.
Comece o ano se organizando, clique aqui e fale com nossa equipe de especialistas. Para mais conteúdos como este, basta acessar nosso Blog!