A esquizofrenia é definida como um transtorno mental crônico, responsável em afetar a maneira com que a pessoa pensa, comporta-se e sente. Além disso, pode ocasionar episódios de psicose, alucinações, delírios e alterações nas emoções e também no raciocínio.

Por se tratar de uma condição de saúde grave, junto ao impacto cognitivo na vida dos pacientes, é comum que existam dúvidas sobre a doença e se ela pode ou não garantir a aposentadoria por invalidez ou outros benefícios previdenciários e assistenciais.

Ao longo deste conteúdo iremos compreender melhor o assunto e se a esquizofrenia pode ser uma condição que conceda o direito à aposentadoria. Confira!

Será que a esquizofrenia dá direito à aposentadoria?

Sim, a esquizofrenia pode dar direito à aposentadoria, desde que o paciente comprove que a doença o impede de forma permanente de exercer as suas atividades laborais.

No Brasil, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) concede a aposentadoria por invalidez para aqueles segurados que comprovem a incapacidade total ou permanente. Mas, para conseguir a aposentadoria por conta da esquizofrenia, é necessário atender alguns requisitos, sendo eles:

Assim, a concessão do benefício demanda uma avaliação realizada pelo INSS. Portanto, se for identificada a possibilidade de reabilitação profissional, a aposentadoria pode ser negada, sendo concedido apenas o auxílio-doença ou o auxílio por incapacidade temporária.

CID F20

O CID F20 é um código de Classificação Internacional de Doenças (CID) para a esquizofrenia, condição essa que se desencadeia por meio de um transtorno mental específico e grave, afetando a maneira com que a pessoa pensa, sente e se comporta.

No CID F20, entende-se que o paciente se mantém consciente e capaz, porém, com alguns déficits cognitivos que podem evoluir com o passar do tempo. Além disso, esse CID conta com nove subcategorias, as quais especificam os diferentes tipos da doença, como:

Veja a documentação necessária para comprovar a esquizofrenia

A comprovação da doença demanda de alguns documentos solicitados ao INSS, cuja finalidade é entender e comprovar a incapacidade para o trabalho. Com isso, é necessário apresentar os seguintes documentos:

É fundamental ressaltar que nesse processo, o auxílio de um advogado especializado em Direito Previdenciário pode ser essencial, uma vez que estará amparado por um profissional para possíveis comprovações de incapacidade temporária ou permanente, ou ainda mediante solicitação de demais documentos específicos.

A esquizofrenia é uma doença grave, podendo gerar incapacidade para o trabalho, tornando os seus portadores aptos a receberem benefícios previdenciários e assistenciais.

Portanto, diante de quaisquer dificuldades, é de suma importância ter uma orientação especializada, proporcionando o acesso a esses benefícios a fim de garantir uma melhor qualidade de vida

Esperamos que este conteúdo tenha sido esclarecedor. Mais como este você encontra no nosso Blog.

Caso você ou alguém que conheça esteja passando por essa situação, não hesite em nos contatar. Clique aqui e tenha o auxílio de profissionais experientes no assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *